sexta-feira, 20 de maio de 2011

Dia do Combate à Hipertensão: eventos


Saiba onde acontecem os eventos de prevenção à hipertensão em vários estados do Brasil

Nesta terça-feira, 26, é realizado o Dia Nacional do Combate à Hipertensão e a Sociedade Brasileira de Cardiologia, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de saúde de vários lugaes do Brasil, promove a campanha "Eu sou 12 por 8", para conscientização e prevenção da hipertensão. Para combater este mal, que atinge cerca de 20% da população adulta do país, serão realizados vários eventos, com aferiação de pressão, palestras e distribuição de folhetos explicativos sobre a doença.

Segundo a SBC, quem não mantém hábitos alimentares saudáveis, ingere muito sal, não faz atividades físicas, ingere muita bebida alcólica, é diabético ou tem histórico de familiares hipertensos tem mais propensão a desenvolver a doença. Mesmo quem tem pressão arterial controlada tem 50% a mais de chance de desenvolver o problema após os 55 anos.

Para se ter uma ideia, a pressão alta é a porta de entrada de vários outros males. Infarto do coração, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca e renal e impotência sexual são apenas algumas das complicações decorrentes da hipertensão. Segundo a Organização Mundial de Saúde, quem é hipertenso e não faz o controle adequado pode ter uma redução na expectativa de vida de até 16 anos e seis meses.

Um estilo de vida saudável, com atividade física regular, controle do peso, alimentação equilibrada, medições de uso constante, segundo prescrição, e acompanhamento médico periódico são importantíssimos para que a pressão arterial esteja sempre controlada.

Para ajudar você, montamos um cronograma com alguns eventos que vão acontecer nesta terça. Informe-se sobre os eventos de sua cidade!


FORTALEZA/CE


A Secretaria da Saúde do Ceará inicia a programação com debates, palestras, serviços e atividades na Praça do Ferreira, no centro da capital. A campanha vai alertar a população sobre os perigos da hipertensão arterial e os efeitos negativos sobre o coração, cérebro e rins. Apenas no estado, 935 mil pessoas com mais de 30 anos têm hipertensão.

XAPURI/AC

A Secretaria Municipal de Xapuri, no Acre, vai realizar uma grande programação durante todo o dia 26 de abril em sete pontos da cidade. Profissionais de saúde estarão verificando a pressão arterial, distribuindo material educativo e passando informações sobre as doenças cardiovasculares, com destaque para a hipertensão. Orientações sobre a importância dos exercícios físicos no combate a hipertensão e encerramento com um Aulão de Ginástica Educativa. O evento vai acontecer em sete praças da cidade: Praça São Gabriel, Praça do Cemitério, Praça da Bolívia, Praça da Sibéria, Laranjal (Rua Francisco Vieira de Souza), Entrada do Pólo Moveleiro e Praça São Sebastião.


SÃO PAULO/SP

O cardiologista Celso Amodeo e a nutricionista Camila Gracia do HCor – Hospital do Coração, em São Paulo, ministrarão uma palestra gratuita à população, a partir das 11 horas, sobre a importância da alimentação saudável para o controle da hipertensão. Entre outros assuntos a palestra abordará dicas de como controlar o peso, leitura adequada dos rótulos de alimentos, importância da prática regular de atividade física, além do tratamento medicamentoso por meio de prescrição médica para o controle da doença.

Após a palestra, a nutricionista iniciará com a platéia a demonstração de um cardápio com alto teor de sódio e outro com baixo teor, bem como a apresentação de exemplos de substituições simples para reduzir o consumo diário de sal. No final da aula as pessoas poderão degustar uma margarina sem sal temperada com ervas e receberão um folder sobre hipertensão com dica de uma refeição com baixo teor de sal. O endereço do HCor é Rua Desembargador Eliseu Guilherme, 147 – Paraíso (próximo a Pça Oswaldo Cruz). As vagas são limitadas e é preciso ligar para (11) 3053-6611 e reservar um lugar.

SANTO ANDRÉ/SP

Com o objetivo de informar e conscientizar a população sobre os perigos da pressão alta, a Prefeitura de Santo André vai promover uma grande ação na Rua Coronel Oliveira Lima, esquina com a Rua Monte Casseros, no Centro, das 8h às 12h. Durante toda a manhã agentes de saúde irão verificar a pressão arterial e fornecer orientações sobre a doença.

PORTO ALEGRE/RG

Na terça-feira, 26 de abril, a partir das 14 horas, a Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul (SOCERGS) promove uma ação comunitária pelo Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial nas dependências do Lindóia Shopping. A ação comunitária contará com a participação de uma equipe multidisciplinar formada por cardiologistas, enfermeiros, nutricionistas e profissionais de educação física que estarão à disposição da população para medição da pressão arterial, glicose, colesterol e para dar orientações para uma vida saudável. O evento será realizado das 14 às 20 horas no primeiro piso do Lindóia Shopping (Av. Assis Brasil, 3522, bairro Jardim Lindóia).


NATAL/RN


Uma equipe de técnicos da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) estará verificando a pressão arterial, medindo circunferência abdominal e incentivando o hábito de práticas saudáveis entre servidores e população em geral. A ação acontece a partir das 8h até às 18h, no prédio da instituição e também será estendida a todos os hospitais estaduais.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia/RN e a Sesap organizam também para o próximo domingo, 1, uma grande mobilização, no Parque das Dunas, a partir das 8h com palestras, distribuição de informativos, prática de exercícios físicos e aferição de pressão arterial.

LONDRINA-PR:


O médico cardiologista Luciano Canônico vai falar sobre os aspectos gerais da doença, os grupos de maior risco e dar dicas simples de como prevenir e tratar a hipertensão. A palestra será às 16 horas, com entrada franca, no hall de entrada do SAS-Londrina, rua Senador Souza Naves, 219 (esquina com Pará), Londrina.

RIO DE JANEIRO/RJ


O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro vai realizar uma ação social na Comunidade Parque João Paulo II, no Complexo do Morro do Andaraí, em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão. A ação acontece ente 9h e 13h e os profissionais de saúde vão aferir a pressão arterial e medir a glicose dos moradores, além de dar orientação sobre o uso correto de medicamentos e a melhor maneira de agir para combater a hipertensão.


METRÔ RIO

O Metrô Rio também apoia a ação "Juntos contra a Hipertensão". Nos dia 26 de abril, usuários do metrô poderão aferir a pressão arterial nas estações Central e Pavuna. O evento, realizado em parceria com a UNIRIO, acontece nas estações Pavuna, das 08h às 11h, e Central, das 15h às 18h, e tem como objetivo levar para a população conhecimentos básicos necessários para a prevenção da doença. Os usuários do metrô poderão também, gratuitamente, aferir a pressão arterial.

CAXIAS/RJ

A Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias (SMS) marcará a passagem do Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hipertensão Arterial com um evento na Praça Roberto Silveira, no bairro 25 de Agosto. Coordenado pelo Programa de Hipertensão da SMS, o evento tem o objetivo de orientar a população e identificar pessoas que ainda não saibam que são hipertensas, encaminhando-as para tratamento. Durante a ação, agentes de saúde distribuirão folders com informações sobre hipertensão, enquanto as pessoas que passarem pelo local poderão fazer aferição de pressão arterial e teste de glicemia para detectar se sofrem de diabetes. Os casos identificados já terão avaliação nutricional no local para começar sua reeducação alimentar.

JAPERI/RJ

A prefeitura de Japeri também vai realizar nesta terça uma ação de prevenção para identificar casos de hipertensão arterial e a diabetes.Técnicos do Programa de Doenças e Agravos não Transmissíveis (DANT) estarão, das 9h às 11h, em dois locais: na Praça Olavo Bilac, no centro do distrito de Engenheiro Pedreira, e na Unidade Básica de Saúde de Japeri, na Avenida Doutor Arruda Negreiros, s/nº, centro de Japeri. Além de verificar a pressão arterial, os moradores também poderão fazer o teste de glicemia. Os casos detectados de hipertensão e diabetes serão encaminhados para acompanhamento nos postos de saúde do município

Nenhum comentário:

Postar um comentário