segunda-feira, 23 de maio de 2011

Alergia


Novos tratamentos para acabar com a sinfonia de atchins e problemas de pele

Em 07 de maio acontece o Dia Nacional de Prevenção das Doenças Alérgicas e Apoio ao Dia Mundial de Combate à Asma. A campanha, promovida pela ASBAI (Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia), traz atividades de prestação de serviços à população, como testes de alergia, plantão médico para tira-dúvidas e distribuição de folders. A ação acontece em 21 estados brasileiros.

Os termômetros registram as quedas de temperatura, trazendo com isso os casacos grossos, botas de cano alto, chocolate quente e também espirros, olhos lacrimejantes e coceira. Sinal das desagradáveis alergias, que costumam incomodar bastante a vida da gente nessa época do ano.

Para alegria dos alérgicos, a Medicina está sempre em busca de melhorias nos tratamentos já existentes e de novas soluções. Para saber o que há de novidade na área, o Bolsa de Mulher conversou com o alergologista João Negreiros Tebyriçá, diretor presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI), e a imunologista Ana Paula Beltran Moschione Castro, diretora secretária adjunta da associação.

Alergias respiratórias

Para os asmáticos, que sofrem com a falta de ar, há uma terapia considerada revolucionária por Tebyriçá: a injeção anti-IgE. "A IgE, ou Imunoglobulina E, é o anticorpo responsável pelas reações alérgicas. A injeção bloqueia justamente a ação da IgE", explica o médico. Por ser algo totalmente novo, o custo ainda é salgado: o valor de uma injeção mensal varia de R$ 3 mil a R$ 6 mil. "Em casos de asmas mais graves, os pacientes podem conseguir autorização dos planos de saúde e do SUS para realizar o tratamento sem custo", ressalta o especialista.

A imunoterapia, as populares vacinas, e o spray de corticóide fazem uma parceria eficaz no combate às alergias respiratórias. Hoje, os alérgenos - substâncias capazes de desencadear uma reação alérgica - estão sendo purificados no processo de fabricação das vacinas, que é "realizado nos laboratórios de produção por meio de equipamentos específicos", segundo a imunologista da ASBAI. O diretor presidente acrescenta: "Isso dá uma maior eficácia ao tratamento e diminui o risco. Em cem anos de pesquisas e trabalhos sobre vacinas alérgicas, tivemos avanços significativos".

O tratamento é considerado um passo importante no controle das crises alérgicas, como as rinites, caracterizadas pelos intermináveis ataques de espirro, coceiras no nariz e coriza abundante.

Alergias cutâneas

Para quem sofre com pequenas bolhas, manchas vermelhas, casquinhas e muita coceira na pele durante esse período, Tebyriçá explica: "Algumas pessoas têm a dermatite alérgica atópica, que é um problema de alergia associado a alterações na barreira cutânea. Essas pessoas produzem proteínas mais permeáveis à água e, com isso, têm mais facilidade de desidratar e ressecar a pele".

Existe um produto de uso diário da mulher que recentemente foi atestado como eficaz no tratamento de algumas alergias cutâneas: o bom e velho hidratante. "Dependendo do caso, apenas a hidratação resolve o problema da dermatite. Para os mais graves, pode-se unir o hidratante à imunoterapia", revela o especialista.

Em outros tipos de alergias cutâneas, como as dermatites de contato, vale fazer uso dos cremes à base de corticosteróides. Vantagem também para os alérgicos é a nova composição dos anti-histamínicos. "Eles agora não dão mais sonolência, podem ser usados por períodos prolongados", diz Tebyriçá.

Cuidados básicos

O médico alerta para alguns cuidados a serem tomados por quem tem propensão a crises alérgicas, como não se expor ao frio, fazer uso de soro fisiológico para a hidratação, manter a casa sempre limpa e lavar os agasalhos antes de usar: "Quem tem asma deve tomar a vacina antigripal, independentemente da idade".

Doenças típicas das mudanças bruscas de temperatura, como gripes e resfriados, devem ser evitadas, pois elas desencadeiam reações anormais do organismo. O diretor presidente da ASBAI conclui: "O indivíduo que tem alergia pode ter uma vida absolutamente normal, basta tomar medidas preventivas simples, fazer o tratamento quando tiver uma crise acentuada e manter os tratamentos preventivos periodicamente. Exercícios aeróbicos também ajudam na alergia respiratória, seja ele qual for".


Confira a programação:

ALAGOAS

Data: 06/05/2011

Local: Hotel Jatiuca - Salão Anturio
Ação: Palestra sobre "Anafilaxia"
Palestrante: Dra. Norma Rubine.

Data: 07/05
Local: Orla marítima de Maceió
Ação: Distribuição de folders e esclarecimentos à população sobre a alergia

AMAZONAS

Distribuição de material educativo à população e esclarecimentos sobre a campanha nos principais veículos de comunicação do Estado

BAHIA

Distribuição de material educativo à população e esclarecimentos sobre a campanha nos principais veículos de comunicação do Estado

CEARÁ

Distribuição de material educativo à população e esclarecimentos sobre a campanha nos principais veículos de comunicação do Estado

DISTRITO FEDERAL

Data: 07/05 - Das 08h às 12h
Local: Academia FIT PARK
Endereço: CLN 214 Norte ( em frente ao Parque Olhos Dágua )

Ações:
- café da manhã para cerca de 150 pessoas
- caminhada no Parque
- apresentação de alguns esportes, massagens relaxantes
- medição da pressão arterial
- Palestras - temas: "Você está sempre resfriado?"; "Você sabia que estresse, má alimentação e falta de sono podem enfraquecer seu sistema imunológico?"; "Você tem asma ou bronquite?"; "Asma e esporte, mito ou realidade?"

- Tira dúvidas com os alergistas- Distribuição de folhetos educativos
- Medida do Peak Flow ( medir o fluxo expiratório )
- Realização de testes cutâneos para ácaros

ESPÍRITO SANTO

Data: 06/05 - a partir das 08h00
Local: Centro de Especialidades de Vila Velha
Açõesorientação a pacientes e população geral, distribuição de panfletos educativos.

Data: 07/05 - Das 10h00 às 22h00
Local: Shopping Vitória
Ações: orientação a população, distribuição de panfletos educativos, exposição de vídeos sobre alergia.

GOIÁS


Data: 07/05 - Das 11 hs as 21 hs
Local: Avenida Rio Verde, quadras 102/104, Vila São Tomaz Aparecida de Goiânia - Goiás
Ações: montagem de stand, com distribuição de folders. apresentação de grupo teatral, mostrando a importância do especialista alergista, médicos de plantão para tira-dúvidas médico alergista com 7 apresentações durante o dia e nós médicos em esquema de plantão

MARANHÃO


Data: 06/05 - Das 08h00 às 12h00
Local: Clinica Cimo
End.: Rua Um, nº 335 - São Luis
Ações: Café da manhã e distribuição de folder

Data: 06/05 - Das 08h00 às 12h00
Local: UDI e Hospital São Domingos
Ações: Distribuição de folder

MATO GROSSO

Data: 07/05 - Das 07h30 às 11h30
Local: Parque Mãe Bonifácia
Ação: Distribuição de folders e plantão médico para tira-dúvidas

MATO GROSSO DO SUL


Data: de 2 a 6 de maio - das 7:30h às 11:00h e das 13:30 às 17:00h
Local: Ambulatórios do Centro de Especialidades Médicas (CEMED) da Universidade Anhanguera- Uniderp
Endereço: Rua Nova Era, 480. Bairro Miguel Couto, Campo Grande, Mato Grosso do Sul
Ações: Distribuição de folders e orientação ao público pelos professores do Curso de Medicina , especialistas em Alergia, e pelos acadêmicos do quinto e sexto ano do Curso de Medicina.

MINAS GERAIS


Data: 07/05 - Das 10h00 às 16h00
Local: Shopping Boulevard
End.: Av. Andradas, 3000 - Santa Efigênia - Belo Horizonte - Minas Gerais
Ações: medição de peak-flow; distribuição de folders; transmissão de vídeo com informações sobre os ácaros, o que são e como preveni-los. Orientações sobre todas as patologias que o alergista trata e que a prevenção ainda é o melhor remédio.

PARÁ

Distribuição de material educativo à população e esclarecimentos sobre a campanha nos principais veículos de comunicação do Estado

PARAÍBA

Distribuição de folders nas principais universidades e esclarecimentos sobre a campanha nos principais veículos de comunicação do Estado

PARANÁ

Data: 03/05
Distribuição de folder em frente aos hospitais que atendem Alergia e Imunologia: Hospital de Clínicas, Hospital Pequeno Príncipe e Hospital Cajurú

PERNAMBUCO

Distribuição de material educativo à população e esclarecimentos sobre a campanha nos principais veículos de comunicação do Estado

RIO DE JANEIRO

Data: 06/05/2011Local: PUC
Ações: palestra sobre as principais alergias

Data: 06/05/2011 - Período da manhã
Local: Policlínica de Botafogo - Auditório
Ações: atividade interativa ; testes cutâneos para detecção de alergias
Vagas limitadas

Data: 06/05/2011 - Período da manhã
Local: Praça da Cidade de Itaperuna (Avenida Principal)
Ações: orientação à população

RIO GRANDE DO NORTE

Data: 07/05 das 14 às 19 horas
Local: Shopping Midway Mall (andar térreo)
Ações: Stand com transmissão de vídeos e distribuição de folders educativos. Presença de especialistas para esclarecimentos à população sobre a prevenção das alergias e da asma.

RIO GRANDE DO SUL


Data: 06/05 - Das 10h00 às 12h00
Local: Anfiteatro do Hospital da Criança Santo Antônio
End.: Av. Independência, 155
Ação: Palestra sobre as principais doenças alérgicas
Público: leigos

SANTA CATARINA

Datas: 06 e 07/05
Locais: Av. Beira Mar; Praça 15 de Novembro; Ponte Pedro Ivo; Ponte Colombo Sales; Ponte Velha
Ações: Distribuição de folders

SÃO PAULO


Data: 07/05 - Das 10h às 13h
Local: Marquise Central - Parque do Ibirapuera
Ações:
- Plantão médico para tira-dúvidas: orientações sobre controle ambiental, medição de função pulmonar, explicações sobre os recursos diagnósticos e de tratamento das alergias.
- Recreação para as crianças com palhaços e mímicos
- Distribuição de bonés, camisetas e folders

Data: 07/05 - Das 10h00 às 17h00
Local: Botucatu - Praça do Bosque
Ações: Plantão médico para tira-dúvidas, apresentação da peça teatral "Alergia ou Alegria", com o grupo Chafariz,, distribuição de folders

SERGIPE

Elaboração de panfletos próprios que serão distribuídos em clinicas, hospitais, centros médicos que atendem pacientes com alergia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário