quinta-feira, 21 de julho de 2011

Distúrbios do sono podem trazer problemas urinários

Estudos conduzidos nos Estados Unidos descobriram que distúrbios do sono estão relacionados à disfunção erétil e à problemas urinários como a incontinência, segundo dados divulgados pelo site Health.

O primeiro estudo, realizado por pesquisadores do Mount Sinai Medical Center, de Nova York, analisou 870 homens com idade média de 47 anos, considerados obesos, e constatou que a apneia pode ser a causadora da disfunção erétil. Na apneia, a pessoa para de respirar durante o sono, por alguns segundos e na pesquisa os cientistas constataram que 63% dos voluntários tinham o problema, sendo que 5,6% tinham histórico de diabetes e 29% eram ou já foram fumantes.

O curioso é que, quanto mais severa a disfunção erétil, maiores as chances de sofrer de apneia.

O segundo estudo, feito no Instituto de Pesquisa de New England, identificou que distúrbios de sono precedem alguns problemas urológicos, como incontinência urinária, retenção de urina e necessidade de levantar durante a noite para urinar (noctúria). Para chegar a este resultado, os profissionais acompanharam por cinco anos 1.610 homens e 2.535 mulheres.

Os pesquisadores descobriram que o cochilo de curta duração entre os homens e o sono que não descansa, para ambos os sexos, estão fortemente associados à retensão de urina, enquanto a incontinência e a noctúria foram associados ao sono que não descansa ¿ apenas em mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário